geral@desibar.pt
Fechar

Pulgas

Há muitas espécies de Pulgas, mas a maior parte tem entre 2 e 3 mm de comprimento e cor vermelha ou castanha.As Pulgas adultas perfuram a pele dos mamíferos e das Aves para se alimentarem de sangue.

Os sifonápteros (Siphonaptera) são uma ordem de insectos sem asas, popularmente conhecidos como pulgas.

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubónica.

Elas afectam normalmente animais de estimação, como o gato, o cachorro, entre outros. Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida nestes e em outros animais contactantes. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasita hematófagos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.

As pulgas apresentam ciclo de metamorfose completo. Ou seja, a fêmea coloca ovos (cerca de 300 a 400 de uma única vez), dos quais eclodem as larvas; estas se transformam em pupa, para então surgir em sua forma adulta. Cabe ressaltar que, dependendo das condições externas, a pulga não emerge imediatamente do seu casulo (ou pupa) - ela pode demorar dias, meses e até um ano para sair do casulo, aguardando condições ideais para sua sobrevivência (um parasita). Isso explica a existência de pulgas em lugares que tenham permanecidos desabitados por muito tempo.

Uma pulga é capaz de pular a um metro de distância (200 vezes o próprio tamanho),o equivalente, em proporção de tamanho, a um humano saltar o comprimento de um campo de futebol.

O tamanho de uma pulga dependendo da espécie pode chegar a 5 mm de comprimento.

As Pulgas são um problema doméstico comum, especialmente quando há Cães ou Gatos. Também se encontram frequentemente em casas onde já existiram animais de estimação.

Apesar de ser possível que as Pulgas transmitam doenças, isso é muito raro neste país. A principal preocupação é a angústia provocada pelas picadas das Pulgas em pessoas e animais de estimação.

Voltar...