geral@desibar.pt
Fechar

Outras pragas

Tratamos também de outras espécies de pragas comuns tais como aranhas, processionária do pinheiro, peixinho prata, traças, vespas, etc.

São várias as espécies causadoras de praga que eliminamos.
Aqui ficam algumas delas...

Aranhas:
Araneae (grego: arachne; "aranha") é uma ordem de artrópodes da classe Arachnida que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de aranhas ou aracnídeos. Tem distribuição natural em todos os continentes (com excepção da Antártida) e ocorrência em praticamente todos os tipos de habitats terrestres.

Apresentam oito pernas e maioritariamente quelíceras que injectam veneno, diferenciando-se anatomicamente dos restantes artrópodes por um plano corporal (tagmose) caracterizado por dois tagmas, o cefalotórax e o abdómen, unidos por uma estrutura pequena e cilíndrica, o pedicelo. Ao contrário dos insectos, as aranhas não apresentam antenas e possuem um sistema nervoso bem desenvolvido e centralizado, o mais centralizado de entre os artrópodes.

Produzem teias com grande variabilidade morfológica e de tamanho utilizando seda das aranhas, uma estrutura de base proteica que combina leveza, força e grande elasticidade, sendo em alguns destes aspectos superior aos melhores materiais sintéticos.

Existem mais de 35.000 Espécies de Aranhas no Mundo que podem ser uma perturbação no lar. Elas são atraídas para o calor, espaços pequenos e escuros, tais como fendas na parede, os cantos de paredes, as entradas de ar, e os beirais da sua Casa. Existem, no entanto, outras Espécies de Aranhas que preferem ficar mais perto do exterior, tecendo as suas teias no seu jardim ou perto da sua iluminação exterior. A maioria das Aranhas são um incómodo, principalmente devido às suas teias.


Peixinho-de-prata
Lepisma saccharina, conhecida popularmente como peixinho-de-prata ou ainda traça (bicho-da-prata ou apenas lepisma em Portugal), é um inseto desprovido de asas que se alimenta de carboidratos como açúcares e amido. Pertence à ordem Thysanura e existe há cerca de 300 milhões de anos. Este inseto não deve ser confundido com as traças (mariposas) pertencentes à ordem Lepidoptera.

Aparênca
O comprimento de um lepisma, não incluindo seus membros, é de aproximadamente um centímetro. Seu brilho metálico deve-se às escamas prateadas que surgem após a terceira muda.

Desenvolvimento
Dependendo de sua condição de vida, o lepisma demora de quatro meses a três anos para atingir o estágio adulto. À temperatura ambiente, seu pleno desenvolvimento requer um ano. Sua vida pode durar entre dois e oito anos. Um lepisma que viva todo esse período pode sofrer aproximadamente oito mudas, apesar de elas poderem acontecer até quatro vezes ao ano, já que ele cresce constantemente.

Alimentação
Os lepismas se alimentam à noite e pertencem ao pequeno grupo daqueles que possuem a enzima celulase.

Os lepismas preferem alimentos ricos em amido ou polissacarídeos como a dextrina dos adesivos: cola, encadernações de livros, fotos, açúcar, cabelo, caspa e sujeira. Também podem consumir algodão, linho, seda, fibras artificiais e até mesmo insetos mortos e a pele das mudas.

Num período de fome, os lepismas podem estragar artigos de couro e pano de fibras artificiais. Em casos extremos, os lepismas são capazes de sobreviver sem se alimentar por vários meses e até um ano.

Problema
O Peixinho Prata é um Insecto que praticamente todos nós podemos encontrar nas nossas Casas.

Mais do que um aborrecimento em Habitações, o Peixinho Prata é conhecido pelos seus hábitos alimentares destrutivos e pode causar graves problemas e em grande número - danificar livros, fotografias, pinturas, estuque e outros objectos de uso doméstico que contenham amido ou celulose.

O Peixinho Prata sobrevive na maioria dos ambientes, mas prospera em condições de elevada humidade e, muitas vezes, pode ser encontrado no escuro e em áreas húmidas como cozinhas, casas de banho, caves e sótãos.

Voltar...
Termos de utilização    |    Política de privacidade    |    Política de cookies    |    Resolução Alternativa de Litígios    |    Livro de Reclamações On-line